sábado, 12 de fevereiro de 2011

Da Vogue para o Valor!

Recentemente o Brasil virou o centro das atenções mundiais e não foi pelas catástrofes causadas pelas chuvas no Rio ou por mais um escândalo de corrupção. Foi pela realização dos dois mais importantes eventos de moda do País: a São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio. A última edição desses eventos mostrou o que vai ser tendência no inverno de 2011 e teve grande repercussão na imprensa - local e internacional. Ué, mas o blog não era sobre economia? Sim, meus caros, é sobre economia. Essa breve introdução foi só pra justificar a escolha do tema deste post: a economia da moda!

Segundo o site do Senac Rio Fashion Business – maior bolsa de negócios de moda da América Latina – o mercado da moda é o 2º empregador no Brasil e o 3º do Rio de Janeiro, responsável por mais de 3 milhões de empregos formais no estado. Eventos como a Fashion Week servem pra evidenciar e impulsionar os efeitos multiplicadores da moda na economia, tanto a montante quanto a jusante, pois incentiva o aumento da produção dos insumos básicos à confecção de roupas e acessórios, aumenta o turismo internacional de negócios e, principalmente, emprega muita gente, desde trabalhadores pouco qualificados na produção de tecidos até administradores e produtores de eventos, por exemplo.

Porém, nem tudo são flores nessa história. O Brasil vem apresentando déficits sucessivos em sua balança comercial (BC) do setor têxtil e de confecção, tendo atingido a marca de 2.772,5 milhares de dólares FOB negativos no período de janeiro a dezembro de 2010. Excluindo-se a fibra de algodão, esse déficit aumenta 3.524,5 milhares de dólares FOB. Segundo relatório da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), quase 60% do consumo industrial brasileiro de fibras e filamentos é de fibras naturais (37,5% de fibras sintéticas e o restante de fibras artificiais), sendo que o algodão é responsável por mais de 58% do consumo total de fibras. Uma vez que este insumo é largamente produzido no Brasil, parte considerável da demanda local por este produto é suprida por produção nacional, atuando também como componente importante da pauta de exportações do setor têxtil e de confecção, explicando, assim, o aumento do déficit quando se exclui esse item da análise da BC.

                             Mayana Moura, desfilando pela Neon na SPFW, edição outono-inverno 2011

Ainda assim, o mercado da moda brasileiro vem se expandindo e se modificando. Segundo release do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design oficial do Fashion Rio, o salão gerou negócios da ordem de R$ 610 milhões, um aumento de cerca de 16% em relação à edição Inverno 2010, enquanto as exportações cresceram 20%, representando 22 milhões de dólares. Além disso, a cada ano que passa a moda brasileira ganha maior notoriedade internacional, a exemplo dos comentários da editora de criação da Vogue, Candy Pratts Price. Após ter assistido à edição de outono-inverno da São Paulo Fashion Week, Candy afirmou que os brasileiros estão no caminho certo, tendo eleito três coleções que melhor simbolizam a energia e a cultura brasileiras: Osklen de Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga e Neon da dupla Rita Comparato e Dudu Bertholini. Se eu me lembro bem, nenhuma dessas contou com superstars em seus desfiles, o que ressaltou a qualidade do que é produzido aqui e não desviou a atenção para os “supermodels” participantes!

Seguem abaixo alguns números que descrevem a Indústria da Moda Brasileira em 2009:

 Faturamento: US$ 47,4 bilhões (expectativa de chegar a US$ 52 bilhões até o final de 2010)

• Número de empresas: 30 mil
• 5º maior produtor têxtil do mundo
• Exportações (sem fibra de algodão): US$ 1,2 bilhão
• Importações (sem fibra de algodão): US$ 3,4 bilhões
• Saldo da balança comercial (sem fibra de algodão): US$ 2,2 bilhões negativos
• Investimentos no setor: US$ 850 milhões em 2009
• Produção média de confecção: 9,8 bilhões de peças
• Trabalhadores: 1,7 milhão de empregados, dos quais 75% são mão-de-obra feminina
• 2º maior empregador da indústria de transformação
• 2º maior produtor e 3º maior consumidor de denim do mundo
• Representa 13,15% dos empregos da indústria de transformação e cerca de 3,5% do PIB total brasileiro


Fontes:
            http://www.rioaporter.com.br/2010_2/codigo2/home.asp?idioma=1

            http://www.abit.org.br/site/









11 comentários:

  1. Muito bom este post!

    Realmente a moda dá muito dinheiro pra quem vive dela e além disso é um ramo que nunca vai acabar porque as pessoas, em sua grande maioria, não sabem viver se não for ditado por ela.
    O Brasil está em evidências em todos os aspectos, acredito eu e grande parte disso devemos ao ex-presidente Lula, que soube com grande sabedoria colocar o país na frente de grandes holofotes. Só devemos dá mais valor a este momento que o Brasil está vivendo e buscar crescimento e desenvolvimento sólido.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, eu discordo. O Presidente Lula não teve participação direta no mercado da moda, que vem ganhando notoriedade internacional pelo talento dos estilistas e profissionalização dos profissionais do ramo que o entendem como uma verdadeira indústria em todos os aspectos possíveis. De fato, a situação econômica do Brasil vem melhorando nos últimos anos, porém, a dita herança maldita herdada pelo presidente Lula trouxe consigo o tripé da política macroeconômica "prescrita" pelo FMI durante o governo FCH, a qual foi seguida religiosamente pelo presidente Lula. Na prática, ele só deu prosseguimento ao que havia sido iniciado no segundo mandato de FHC.

    E segundo, ainda que eu tenho mencionado marcas de peso, como Neon e Osklen, a indústria da moda contempla também o vestuário de todas as pessoas que não compram "marcas" e apenas roupas para se vestir (falo isso com muita cautela). Moda praia/verão é a principal demanda de roupas do mercado brasileiro, sendo o principal item da pauta de exportações de roupas do país.

    ResponderExcluir
  3. Entendo! Mas quando digo que em parte isso se deve ao ex-presidente Lula, não digo que foi diretamente no mercado da moda e sim de uma forma mais geral, quero dizer que outros países viram o Brasil como um país criativo, que se reinventa sempre e isso fez com que as pessoas acreditassem que tudo que se relacione ao Brasil é importante, é novo, é criativo, entende? Acho sim que o Lula fez muita coisa pelo Brasil e não acertou tudo e agradou a todos e isso é normal. Faz parte de qualquer mudança, de qualquer ordem!
    Em relação ao segundo parágrafo, você está totalmente certo. Por isso coloquei em sua grande maioria, toda regra tem sua exceção!

    Ps: Você é ótimo pra discutir!

    ResponderExcluir
  4. "Mas quando digo que em parte isso se deve ao ex-presidente Lula, não digo que foi diretamente no mercado da moda e sim de uma forma mais geral, quero dizer que outros países viram o Brasil como um país criativo, que se reinventa sempre e isso fez com que as pessoas acreditassem que tudo que se relacione ao Brasil é importante, é novo, é criativo, entende?"

    Talvez essa seja a visão de alguns brasileiros, mas não dos estrangeiros. Tudo que se é feito no Brasil, antes de ser reconhecido no mercado internacional, é visto com grande desconfiança. De maneira geral, o Brasil apresenta baixo nível técnico de produção e baixa qualificação de seus profissionais, em uma média nacional. Poucas são os setores que o país é tido como excelência, a exemplo do petrolífero (já que a Petrobras é pioneira na extração de alta profundidade) e petroquímico (a exemplo da Braskem e o plástico verde). A indústria da moda vem ganhando esse espaço recentemente.

    De fato, a política externa do presidente Lula não foi das melhores, vide suas relação com o presidente do Irã. Não posso falar da de FHC, pois realmente não lembro e nem li nada a respeito. Pelo que eu leio, eu acredito que os mercados brasileiros de certa forma emergem autonomamente e o reconhecimento destes se dá pelo empenho individual e empreendedor das empresas participantes de tais mercados, não sendo diferente com o mercado da Moda.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vc criou esse blog dizendo que é sobre Economia só para se realizar fazendo um post sobre moda!
    heioehie muito bom, Aroldinho, vc escreve mt bem!

    ResponderExcluir
  6. uhahahhahuahuhuahu, vc me descobriu, Elem!! xD

    Mas de fato é sobre economia, eu fiz um post sobre moda por causa da proximidade com as Fashion Weeks!! Inspiration moments! =D

    P.S.: Camila e Elem, valeu pelos elogios!

    ResponderExcluir
  7. Esse menino, o post está muito bom. Mas acho que pode (podemos? ;) aprofundar mais as coisas. Separar setores, falar de balança comercial em um único momento com seus pormenores, e talvez um post só sobre algodão. Podia ser uma série de posts... Vai longe, hein?

    ResponderExcluir
  8. EEEEEEEEEEEE \o/
    Eu também achei que tinha muito pouco de muita coisa, mas fica de aprendizado para posts futuros! Ou melhor, fica de introdução para posts futuros! And yes, WE can!! è nóis, Maboca! xD

    ResponderExcluir