Recentemente o Brasil virou o centro das atenções mundiais e não foi pelas catástrofes causadas pelas chuvas no Rio ou por mais um escândalo de corrupção. Foi pela realização dos dois mais importantes eventos de moda do País: a São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio. A última edição desses eventos mostrou o que vai ser tendência no inverno de 2011 e teve grande repercussão na imprensa - local e internacional. Ué, mas o blog não era sobre economia? Sim, meus caros, é sobre economia. Essa breve introdução foi só pra justificar a escolha do tema deste post: a economia da moda!
Segundo o site do Senac Rio Fashion Business – maior bolsa de negócios de moda da América Latina – o mercado da moda é o 2º empregador no Brasil e o 3º do Rio de Janeiro, responsável por mais de 3 milhões de empregos formais no estado. Eventos como a Fashion Week servem pra evidenciar e impulsionar os efeitos multiplicadores da moda na economia, tanto a montante quanto a jusante, pois incentiva o aumento da produção dos insumos básicos à confecção de roupas e acessórios, aumenta o turismo internacional de negócios e, principalmente, emprega muita gente, desde trabalhadores pouco qualificados na produção de tecidos até administradores e produtores de eventos, por exemplo.
Porém, nem tudo são flores nessa história. O Brasil vem apresentando déficits sucessivos em sua balança comercial (BC) do setor têxtil e de confecção, tendo atingido a marca de 2.772,5 milhares de dólares FOB negativos no período de janeiro a dezembro de 2010. Excluindo-se a fibra de algodão, esse déficit aumenta 3.524,5 milhares de dólares FOB. Segundo relatório da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), quase 60% do consumo industrial brasileiro de fibras e filamentos é de fibras naturais (37,5% de fibras sintéticas e o restante de fibras artificiais), sendo que o algodão é responsável por mais de 58% do consumo total de fibras. Uma vez que este insumo é largamente produzido no Brasil, parte considerável da demanda local por este produto é suprida por produção nacional, atuando também como componente importante da pauta de exportações do setor têxtil e de confecção, explicando, assim, o aumento do déficit quando se exclui esse item da análise da BC.
Mayana Moura, desfilando pela Neon na SPFW, edição outono-inverno 2011
Mayana Moura, desfilando pela Neon na SPFW, edição outono-inverno 2011
Ainda assim, o mercado da moda brasileiro vem se expandindo e se modificando. Segundo release do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design oficial do Fashion Rio, o salão gerou negócios da ordem de R$ 610 milhões, um aumento de cerca de 16% em relação à edição Inverno 2010, enquanto as exportações cresceram 20%, representando 22 milhões de dólares. Além disso, a cada ano que passa a moda brasileira ganha maior notoriedade internacional, a exemplo dos comentários da editora de criação da Vogue, Candy Pratts Price. Após ter assistido à edição de outono-inverno da São Paulo Fashion Week, Candy afirmou que os brasileiros estão no caminho certo, tendo eleito três coleções que melhor simbolizam a energia e a cultura brasileiras: Osklen de Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga e Neon da dupla Rita Comparato e Dudu Bertholini. Se eu me lembro bem, nenhuma dessas contou com superstars em seus desfiles, o que ressaltou a qualidade do que é produzido aqui e não desviou a atenção para os “supermodels” participantes!
Seguem abaixo alguns números que descrevem a Indústria da Moda Brasileira em 2009:
Faturamento: US$ 47,4 bilhões (expectativa de chegar a US$ 52 bilhões até o final de 2010)
• 5º maior produtor têxtil do mundo
• Exportações (sem fibra de algodão): US$ 1,2 bilhão
• Importações (sem fibra de algodão): US$ 3,4 bilhões
• Saldo da balança comercial (sem fibra de algodão): US$ 2,2 bilhões negativos
• Investimentos no setor: US$ 850 milhões em 2009
• Produção média de confecção: 9,8 bilhões de peças
• Trabalhadores: 1,7 milhão de empregados, dos quais 75% são mão-de-obra feminina
• 2º maior empregador da indústria de transformação
• 2º maior produtor e 3º maior consumidor de denim do mundo
• Representa 13,15% dos empregos da indústria de transformação e cerca de 3,5% do PIB total brasileiro
Fontes:
http://www.rioaporter.com.br/2010_2/codigo2/home.asp?idioma=1
Aroldinho Kallil rsrs
ResponderExcluirHahahahhaha
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ResponderExcluirMuito bom este post!
ResponderExcluirRealmente a moda dá muito dinheiro pra quem vive dela e além disso é um ramo que nunca vai acabar porque as pessoas, em sua grande maioria, não sabem viver se não for ditado por ela.
O Brasil está em evidências em todos os aspectos, acredito eu e grande parte disso devemos ao ex-presidente Lula, que soube com grande sabedoria colocar o país na frente de grandes holofotes. Só devemos dá mais valor a este momento que o Brasil está vivendo e buscar crescimento e desenvolvimento sólido.
Na verdade, eu discordo. O Presidente Lula não teve participação direta no mercado da moda, que vem ganhando notoriedade internacional pelo talento dos estilistas e profissionalização dos profissionais do ramo que o entendem como uma verdadeira indústria em todos os aspectos possíveis. De fato, a situação econômica do Brasil vem melhorando nos últimos anos, porém, a dita herança maldita herdada pelo presidente Lula trouxe consigo o tripé da política macroeconômica "prescrita" pelo FMI durante o governo FCH, a qual foi seguida religiosamente pelo presidente Lula. Na prática, ele só deu prosseguimento ao que havia sido iniciado no segundo mandato de FHC.
ResponderExcluirE segundo, ainda que eu tenho mencionado marcas de peso, como Neon e Osklen, a indústria da moda contempla também o vestuário de todas as pessoas que não compram "marcas" e apenas roupas para se vestir (falo isso com muita cautela). Moda praia/verão é a principal demanda de roupas do mercado brasileiro, sendo o principal item da pauta de exportações de roupas do país.
Entendo! Mas quando digo que em parte isso se deve ao ex-presidente Lula, não digo que foi diretamente no mercado da moda e sim de uma forma mais geral, quero dizer que outros países viram o Brasil como um país criativo, que se reinventa sempre e isso fez com que as pessoas acreditassem que tudo que se relacione ao Brasil é importante, é novo, é criativo, entende? Acho sim que o Lula fez muita coisa pelo Brasil e não acertou tudo e agradou a todos e isso é normal. Faz parte de qualquer mudança, de qualquer ordem!
ResponderExcluirEm relação ao segundo parágrafo, você está totalmente certo. Por isso coloquei em sua grande maioria, toda regra tem sua exceção!
Ps: Você é ótimo pra discutir!
"Mas quando digo que em parte isso se deve ao ex-presidente Lula, não digo que foi diretamente no mercado da moda e sim de uma forma mais geral, quero dizer que outros países viram o Brasil como um país criativo, que se reinventa sempre e isso fez com que as pessoas acreditassem que tudo que se relacione ao Brasil é importante, é novo, é criativo, entende?"
ResponderExcluirTalvez essa seja a visão de alguns brasileiros, mas não dos estrangeiros. Tudo que se é feito no Brasil, antes de ser reconhecido no mercado internacional, é visto com grande desconfiança. De maneira geral, o Brasil apresenta baixo nível técnico de produção e baixa qualificação de seus profissionais, em uma média nacional. Poucas são os setores que o país é tido como excelência, a exemplo do petrolífero (já que a Petrobras é pioneira na extração de alta profundidade) e petroquímico (a exemplo da Braskem e o plástico verde). A indústria da moda vem ganhando esse espaço recentemente.
De fato, a política externa do presidente Lula não foi das melhores, vide suas relação com o presidente do Irã. Não posso falar da de FHC, pois realmente não lembro e nem li nada a respeito. Pelo que eu leio, eu acredito que os mercados brasileiros de certa forma emergem autonomamente e o reconhecimento destes se dá pelo empenho individual e empreendedor das empresas participantes de tais mercados, não sendo diferente com o mercado da Moda.
Eu acho que vc criou esse blog dizendo que é sobre Economia só para se realizar fazendo um post sobre moda!
ResponderExcluirheioehie muito bom, Aroldinho, vc escreve mt bem!
uhahahhahuahuhuahu, vc me descobriu, Elem!! xD
ResponderExcluirMas de fato é sobre economia, eu fiz um post sobre moda por causa da proximidade com as Fashion Weeks!! Inspiration moments! =D
P.S.: Camila e Elem, valeu pelos elogios!
Esse menino, o post está muito bom. Mas acho que pode (podemos? ;) aprofundar mais as coisas. Separar setores, falar de balança comercial em um único momento com seus pormenores, e talvez um post só sobre algodão. Podia ser uma série de posts... Vai longe, hein?
ResponderExcluirEEEEEEEEEEEE \o/
ResponderExcluirEu também achei que tinha muito pouco de muita coisa, mas fica de aprendizado para posts futuros! Ou melhor, fica de introdução para posts futuros! And yes, WE can!! è nóis, Maboca! xD