quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Facebook está ficando verde e amarelo!

Todo mundo sabe que os brasileiros adoram as redes sociais e cada vez mais as empresas percebem que estes sites de relacionamento são um ótimo meio de realizar anúncios publicitários e campanhas voltados para públicos específicos. Somando-se isso ao bom momento econômico que o Brasil está vivenciando, resolve-se a equação que explica as recentes investidas do Facebook no país. Em janeiro deste ano, a empresa fundou seu primeiro escritório em território brasileiro e, recentemente, anunciou a contratação Alexandre Hohagen, ex-Google, como presidente do Facebook no Brasil.



Segundo Alexandre Campos Silva, consultor da IDC Brasil, especializado na área de mídias digitais, a rede social quer aproveitar o crescimento econômico do país, período marcado por forte inclusão digital, com expansão do número de internautas e de usuários de celulares. Esse cenário mostra-se propício a investimentos de empresas em marketing digital, uma das principais fontes de receita do Facebook, sendo uma ótima ferramenta para agregar valor à marca e melhorar o relacionamento com os clientes (algo que muitas empresas ainda não fazem ou fazem de maneira ineficiente).

Atualmente, o Facebook não é a empresa líder no mercado brasileiro de redes sociais, papel desempenhado atualmente pelo Orkut, site de relacionamento mais popular no país. Contudo, espera-se que a empresa de Mark Zuckerberg assuma esse posto num futuro breve, semelhantemente ao que aconteceu na Índia. De acordo com o consultor da IDC Brasil, o Facebook deve alavancar suas operações no país com a fundação desse escritório, bem como ocorreu com o Google com a abertura de filiais na América Latina.

3 comentários:

  1. As redes sociais sempre foram bem recebidas por brasileiros, diferente dos países de origem delas, onde a aceitação ainda é muito tímida. Como foi citado no texto,o Orkut, ainda líder no Brasil, onde tem o maior número de usuários, não tenho informação se essa situação mudou devido a inclusão digital que está tomando conta de outros países.
    Acredito que essa grande aceitação por países como Brasil e Índia deve-se a grande necessidade de comunicação com o mundo, afinal até pouco tempo éramos "desconhecidos e desacreditados" por países como o Estados Unidos e agora estamos ganhando espaço e mostrando nosso potencial.

    ResponderExcluir
  2. enxergo o facebook mais como um agregador. é um operador de redes, e uma plataforma. no facebook há uma interação entre outras redes e aplicativos que o orkut não permite. e é esse o motivo, a meu ver, do crescimento da rede no país. Brasileiro já gosta de ter amigos, mostrar-se. e o facebook é o lugar ideal para isso...

    ResponderExcluir
  3. O que eu acho legal do Facebook é que ele parece uma fusão do orkut (perfil pessoal), twitter (o que estou pensando, sentindo, curtindo etc.) e msn (bate-papo). è muito prático, sem contar que é uma grande feira de exposição das mais diversas empresas. Praticamente um salão de negócios sem barreiras geográficas, 24h funcionando.

    ResponderExcluir