sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Série Brasil 2015

Inspirado na edição nº 31 da Revista Mundo Corporativo, da Consultoria Deloitte, decidi escrever uma série de posts relacionados a perspectivas da economia brasileira para 2015. Nos últimos anos, o Brasil apresentou uma trajetória de crescimento econômico significativo - exceto em 2009, decorrente da crise financeira global - impulsionada por uma maior expansão da renda e do crédito, bem como diminuição da taxa de desemprego, que propiciaram o ingresso de mais de 30 milhões de brasileiros na classe C.

Todos esses fatos citados acima - em comunhão a outros, como o aumento da taxa de penetração de computadores com internet na residências brasileiras - provocaram mudanças no perfil de consumo das pessoas, sendo alvo de inúmeras pesquisas. As classes C, D e E, até então ignoradas por muitas dessas pesquisas, hoje representam 50% do consumo nacional, ainda que sejam 85% da população brasileira. Os hábitos de consumo dessa parcela da população ainda são pouco conhecidos, por isso, aqueles que identificá-los primeiro saem na frente na corrida pela confiança desses consumidores. Devido à dimensão das mudanças que o país tem vivenciado, irei escrever essa série de posts. Aguardem!

Um comentário:

  1. Muito boa a iniciativa!
    Nos próximos posts você poderia falar dos inúmeros produtos criados para atender a classe C, que foi a que mais cresceu e é a mais interessante para muitas empresas, pois é esta classe que, em sua grande maioria, honra, de fato, seus compromissos, dentre outras características que vou deixar pra você falar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir